RSS

Arquitetura AFP

19 mar

Olá Pessoal,

Como já foi dito, este mês estamos falando sobre a arquitetura AFP, então estou dando uma breve pincelada do que é a arquitetura e vou mostrando nas páginas toda a documentação da arquitetura.

Vale lembrar que estes posts e páginas relacionada a arquitetura AFP, são únicas pois não existe nenhuma documentação deste tipo em português, somente em inglês, e com muita procura pelos sites da IBM e terceiros.

Sendo assim como já foi mencionado á proposta deste blog é na verdade ajudar você leitor ou profissional na área de impressão de documentos com dados variáveis a executar melhor suas tarefas, e também ajudá-lo a entender melhor as tecnologias envolvidas na criação e design dos documentos. Você vai ver que a linguagem AFP não é nenhum bicho de sete cabeças, pois ela é muito bem documentada, basta apenas ler e aplicar no dia á dia suas funcionalidades, e também aprimorar o desenvolvimento de documento com dados variáveis.

A capacidade de criar, armazenar, recuperar, visualizar e imprimir os dados em formatos de apresentação amigável para as pessoas apreciarem em documentos com dados variáveis é a chave e a exigência em quase todas as aplicações de computadores e processamento de informações.

Esta exigência é cada vez mais difícil de cumprir, porque o número de aplicações, servidores e dispositivos que devem interagir para satisfazer as necessidades de uma apresentação amigável nos dias de hoje é bastante grande.

Sendo assim iniciaremos uma breve apresentação do que é a Arquitetura de Apresentação de Documentos com Dados Variáveis AFP (Advanced Function Presentation) da IBM e como estão organizados aqui no site.

A  solução apresentada pela IBM é uma arquitetura robusta de padrão aberto e facilmente pode acomodar as necessidades crescentes do ambiente de impressão em dados variáveis.

A arquitetura AFP fornece os meios para a representação de documentos com dados variáveis em um formato de dados que é independente dos métodos utilizados para capturar ou criá-los, ou seja, os documentos podem conter combinações de textos, caixas de textos, imagens, gráficos e objetos de códigos de barras como também podem conter formatos independentes de resolução. Também nestes documentos poderá conter recursos tipo fontes de vários tamanhos e de diferentes aspectos, shades para

ilustrar melhor o documento e apresentar de uma forma mais elegante os dados no documento.

MO: DCA esta arquitetura define o fluxo de dados usados ​​para aplicativos, como PrintNet T, ou DocOne da própria IBM, ou outra qualquer, para gerar  os documentos e objetos para interagirem  com outros aplicativos e serviços de impressão de documentos com dados variáveis.

Os documentos definidos no formato da arquitetura MO: DCA podem ser armazenados em um banco de

dados, e depois recuperados ou lidos, para serem impresso em ambientes locais ou sistemas distribuídos.

O Mixed Object Document Content Architecture é a coleção ou biblioteca principal da arquitetura  de objetos de dados que compõem o conteúdo do documento, e os recursos e as especificações de formatação que ditam as regras e funções de processamento a serem realizado sobre o conteúdo.

O termo misto descrito na arquitetura MO: DCA serve tanto para a mistura de objetos de dados e a mistura de construções de documentos que compõe os componentes do documento a serem exibidos.

A biblioteca MO: DCA é constituída de outras bibliotecas, como já foi mencionado pelo Walter, o MO: DCA é o guarda chuva da arquitetura e as demais bibliotecas estão todas em baixo do MO:DCA, são elas:

 

Bibliotecas abaixo da arquitetura MO: DCA (MODCA)

 

PTOCA

  • Presentation Text Object Content Architecture (PTOCA): A arquitetura de dados para descrever objetos de texto que tenham sido formatados para apresentações de todos os pontos endereçáveis​​. Especificações das fontes, cor do texto, e outros atributos visuais são incluídos nesta arquitetura.

IOCA

  • Image Object Content Architecture (IOCA): A arquitetura de dados para descrever objetos de imagem independente de resolução captadas a partir de um número de diferentes fontes. As especificações de formatos de gravação, compressão de dados e codificação de cores em tons de cinza estão incluídos na definição desta arquitetura.

GOCA

  • Graphics Object Content Architecture (GOCA): A arquitetura de dados para descrever objetos gráficos vetoriais e imagens desenhos de linha para uma variedade de aplicações. Especificação de desenho, como linhas, arcos, áreas, e seus atributos visuais, estão incluídos na definição desta arquitetura.
  • Graphics Object Content Architecture for Advanced Function Presentation™ (AFP GOCA): Uma versão do GOCA que é usado na arquitetura AFP.

BCOCA

  • Bar Code Object Content Architecture™ (BCOCA™): Uma arquitetura de dados para descrever objetos de código de barras,utilizando uma série de simbologias diferentes. A especificação dos dados a ser codificado e da simbologia atributos a serem usados ​​estão incluídos na definição desta arquitetura.

FOCA

  • Font Object Content Architecture (FOCA): Uma arquitetura de recursos para descrever a estrutura e o conteúdo das fontes referenciadas pelos objetos de apresentação de dados no documento.

CMOCA

  • Color Management Object Content Architecture™ (CMOCA™ ): A arquitetura de recursos para descrever as informações de gerenciamento de cores necessárias para processar dados de apresentação do documento com dados variáveis.

É isto agora meus amigos vão dando uma olhada nas páginas da arquitetura MO:DCA, que vocês vão começar a entender o que eu estou escrevendo.

Mais breve vou postando as documentações destas bibliotecas citadas acima, agora infelizmente só me falta tempo, porém como prometido vou postando conforme vai surgindo.

Não deixe de acompanhar este blog, pois com certeza será de grande ajuda no seu sucesso profissional e também porque não no aprendizado.

Até breve!

Gostou? Sim, Não?

Deixe seu comentário ou se preferir entre em contato: jmarciosilva@gmail.com

Márcio Leitão!

 
Deixe um comentário

Publicado por em 19/03/2011 em AFP

 

Deixe um comentário