RSS

Linguagem de Impressão PCL – HP e PDL&FDL – Xerox

19 dez

Olá!

Após um breve período sem postar nenhuma matéria a respeito de tecnologia em impressão de dados variáveis, estou retornando atividade e neste fim de ano e começo de 2015 deverei postar duas  páginas, mas posso dizer dois cursos, um de PDL&FDL (Metacode – Xerox) e outro de PCL (PDL – da HP), ambas linguagens de impressão poderosíssimas e que estão em muito uso atualmente.

Primeiro venho me desculpar a todos por estar ausente neste longo (breve) período, pois assumi cargo de gestão, e nesta nova empreitada consumiu bastante minhas horas diárias, e segundo que acabei neste período gerenciando três projetos muito grandes, mas como sou  bom técnico estou voltando a ativa.

Agora vem a motivação, porque estou postando dois cursos de linguagem de impressão, eu saí de uma empresa fabricante de impressora, tive a grata oportunidade de conhecer bastante tecnologia sobre ambiente de impressão e também me especializar em ambiente de impressão com dados variáveis, atualmente trabalho em uma revenda de fabricante de impressoras e percebi que muitas pessoas das revendas não tem conhecimento técnico das linguagens de impressão que cerca o mercado de impressão no Brasil e no Mundo, portanto estou contribuindo com meu conhecimento para ajudar a comunidade a desenvolver, analisar e suportar melhor seus clientes e parceiros neste fantástico mundo que é impressão com dados variáveis.

Vou iniciar com a linguagem PCL da HP, pois recentemente tive que dar um suporte nesta linguagem para outros estados do Brasil, visto que não tem profissional capacitado, e também não encontrei literatura na web (pelo menos em português) sobre tal assunto.

Sendo assim convido você meu amigo leitor a embarcar nesta aventura e descobrir uma vastidão de recursos que a Linguagem de Impressão PCL da HP pode realizar para você ou seu cliente, pois atualmente torna-se imprescindível um profissional que trabalha com outsourcing de impressão conhecer a linguagem da impressora. Portanto aguarde que em breve estarei postando um curso sobre a linguagem PCL da HP, também na sequencia vou postar um curso de PDL&FDL (Metacode – Xerox) para diferenciar ambas as duas onde Xerox Metacode uma linguagem compilada e PCL – HP uma linguagem interpretada, porém a ideia e conceitos são os mesmos e em muitas coisas as duas se assemelham, claro que estou me referindo em conceito e não em sintaxe da linguagem.

Abraços!

Márcio Leitão!

 
3 Comentários

Publicado por em 19/12/2014 em Uncategorized

 

3 Respostas para “Linguagem de Impressão PCL – HP e PDL&FDL – Xerox

  1. carlos henrique

    30/12/2015 at 11:35 AM

    Olá, Márcio! Trabalhei muitos anos com PDL & FDL e fomos obrigados a abandonar essa tecnologia, à época, e migrar todas as nossas aplicações já implantadas para ambiente PCL – 5 e 6 – já que trabalhávamos com impressoras highlights color (4850/4890). Foi um parto, trocar o pneu com o carro andando, como se diz. Como a empresa é um bureau de impressão, tínhamos mais de 300 projetos em execução e que precisaram ser migrados. Foi um bom aprendizado, e como diz, não havia literatura, material, pessoal capacitado para auxiliar nessa migração. Depois partimos para o PostScript utilizando ferramentas de terceiros: VIPP e Paris, entre outras, que vieram também a ser abandonadas posteriormente. Por fim, desenvolvemos ferramentas próprias, e sem modéstia, posso dizer que muito mais eficientes que as proprietárias e hoje fazemos saída direta para PDF, independente do arquivo fonte, sem passar por qualquer filtro, sequer utilizando o spool do windows. Se precisarem de alguma ajuda, podem contar comigo.
    Um abraço,

    Carlos Henrique

    Curtir

     
  2. Marcio Leitão

    06/10/2015 at 2:56 PM

    Olá Bruno!!
    Desculpa a demora, mas estou separando o material e caso necessite, passa o e-mail e envio para você.

    Curtir

     
  3. Bruno Santos

    29/12/2014 at 5:02 PM

    Olá Márcio! Li alguns do seus posts, e tem sido esclarecedores, mas gostaria de saber se você possuí mais material sobre o XMPie, estou estudando a ferramenta pois serei responsável por ela na empresa em que trabalho, e tenho tido dificuldades em encontrar material em português sobre o assunto.

    Curtir

     

Deixe um comentário

 
